sábado, 25 de abril de 2009

Estudo de caso: Vamos falar do ciclo de vida de um produto.

Vocês se lembram sobre a época de crise vivenciada pela Parmalat? Pois é, este é um bom exemplo para falarmos sobre o ciclo de vida de um produto - Os seus altos e baixos.
Sobre o produto:

Os produtos da linha Parmalat vendem a idéia de qualidade e saúde, onde toda mãe quer que seu filho cresça forte e saudável. É isso que a publicidade indiretamente resalta; para que seu filho cresça forte e saudável compre para ele leite Parmalat.

Grupo-alvo:

A comunicação está voltada não somente para crianças em fase de crescimento mas atualmente para todas as pessoas que se preocupam com saúde pois existem as linhas Extra Premium, Dietalat (0% de gordura) e Zymil (de fácil digestão), Fibresse (com fibra funcional) e Physi-CAL (com cálcio extra).

Concorrência:

A parmalat não possui concorrência indireta. Os seus concorrentes diretos são outras marcas de leite que disputam a atenção na pratileira dos mercados por exemplo.

O reposicionamento da Parmalat no mercado:

Depois de enfrentar séria crise financeira, afastar-se da mídia, a Parmalat está de volta com novas estratégias. O foco agora é centrado nos leites premium da marca. Todas as embalagens desses produtos foram trocadas: saem as garrafas de polietileno de alta densidade (PEAD) e entram as embalagens cartonadas assépticas Tetra Prisma Aseptic, com tampas de rosca, da Tetra Pak, e design criado pela agência Africa. A empresa investiu forte na diferenciação, colocando seus produtos numa versão de embalagem asséptica que se destaca na categoria dos leites, onde predominam as caixinhas de formato tipo paralelepípedo. No seu retorno à mídia, a Parmalat resolve trabalhar com os mamíferos novamente devido ao sucesso que fizeram na década de 1990 e agora ressurgem como “Mamíferos Crescidos”. Nesse reposicionamento da marca temos novamente a idéia de que o leite faz as crianças crescerem fortes e saudáveis. A nova campanha, mostra os mesmos atores que, crianças, vestiam fantasias de mamíferos e agora tentam colocar suas antigas fantasias, sem conseguir, porque tomaram leite Parmalat e cresceram.

Diferenciação:
Compreende os diferenciais as novas embalgengs conforme citado anteriormente e as diferentes linhas do produto que são Premium, Dietalat (0% de gordura) e Zymil (de fácil digestão), Fibresse (com fibra funcional) e Physi-CAL (com cálcio extra).

Ciclo de vida do produto:

A parmalat teve seu período de introdução no mercado através de publicidade agressiva atingiu um período de crescimento continuo onde em 1990 já era sucesso adquirindo nesse período a sua maturidade e consequentemente sua saturação. A empresa enfrentou séria crise financeira, afastando-se da mídia terminando por ser comprada por um fundo de investimentos. Tinha se iniciado seu declínio. Atualmente a empresa conseguiu se reestruturar e reposicionar-se no mercado introduzindo sua nova linha dos produtos contribuindo assim para o seu crescimento novamente.

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