sábado, 25 de abril de 2009

Comunicação Empresarial: Prioritário ou secundário?

Este é título do meu artigo cientifico que possui 13 páginas. Para entender melhor segue o resumo:
O presente artigo tem por objetivo demonstrar a importância da comunicação empresarial na construção da identidade visual da organização. Mostrando que as atividades de comunicação, o marketing interno, devem ser aplicados no momento certo. Mas qual seria esse momento? Para essa resposta o artigo propõe a reflexão dos conceitos de identidade visual e imagem apontando as suas diferenças para assim explicar como a organização pode evitar o surgimento de uma imagem negativa, duvidosa ou confusa. Deste modo cabe a publicidade através de suas técnicas transmitir a imagem da empresa para seus funcionários e públicos de interesse.
Já deu pra perceber que existe uma diferença entre Imagem e identidade visual. A imagem de uma empresa pode surgir sem que a organização tenha a menor preocupação com ações de comunicação. A IMAGEM é a percepção natural da sociedade e de seus funcionários sobre a empresa. A IDENTIDADE VISUAL é algo mais sólido, moldalda por ações comunicacionais. No entanto, uma empresa pode ter uma identidade visual confusa e/ou duvidosa na medida que ninguem sabe o que ela faz, apenas sabe que existe. O pior é quando uma empresa tem uma péssima imagem perante a sociedade que surgiu ao longo do tempo.
Como evitar uma imagem negativa? é simples. A comunicação empresarial deve ser prioritário. Ou seja, ela deve ser atuante desde o nascimento da empresa. Deste modo cria-se as condições necessárias para o surgimento de uma identidade visual positiva na medida que a organização seleciona as imagens que deseja transmitir.
Nos dias de hoje podemos considerar comum e corriqueiro as empresas que investem em comunicação pois o grande dilema é o seguinte: Como aumentar o lucro e a produtividade com o menor custo possível? Entra em ação as técnicas utilizadas para incentivar, motivar e reconhecer o trabalho dos funcionários. Contudo há de se tomar cuidado para que não se crie uma via de mão dupla, afinal a comunicação organizacional dentro das subdivisões: verbal e não-verbal pode se deparar com os ruídos comuns a esse processo.

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