domingo, 26 de abril de 2009

Comunicação empresarial: O fluxo comunicativo e suas implicações.

Dentro de uma empresa existem os seguintes fluxos comunicativos: o fluxo descendente onde todas as decisões partem do mais alto nível hierárquico da organização; o fluxo ascendente onde os funcionários possuem um canal de comunicação eficiente com seus superiores existindo assim melhores chances de codificação e decodificação da mensagem de modo que se torne menos provável os desvios de interpretação e o fluxo lateral que compreende a comunicação horizontal que ocorre entre funcionários do mesmo nível ou função dentro do organograma empresarial. Nessa relação patrão – empregado temos o emissor ( patrão ) e o receptor ( subordinado ). Conforme o organograma da empresa a mesma pode priorizar um fluxo descendente das informações em detrimento do fluxo ascendente, ou ainda para Gaudêncio Torquato do Rego:
A grande quantidade de comunicação instrumental, no fluxo descendente, inibe e bloqueia os caudais da comunicação expressiva, que, por falta de vasão para subirem até o topo, correm lateralmente, criando redes informais de comunicação.
Seja por falta de vasão devido ao excesso de comunicação em descendência ou pelo fato da empresa propositalmente não permitir uma comunicação ascendente surge a comunicação lateral, também chamada de horizontal onde os funcionários do setor expõem suas idéias, dizem o que pensam, esclarecem duvidas, etc. Se ,então, surgem questionamentos é porque houve ruídos no fluxo comunicativo. Essa comunicação horizontal é por sinal a responsável pelos focos de tensão dentro da empresa, pelos boatos que surgem sobre determinado assunto repercutindo assim numa imagem negativa para a empresa que até que se prove o contrário é a única culpada pelo fato em questão. Segundo Torquato para se evitar tal situação deve-se integrar o fluxo horizontal e vertical, que constituem as principais fontes de manipulação no sistema organizacional. Para Torquato deve-se levar em conta que no nível intrapessoal as relações no ambiente de trabalho são horizontais e no nível estrutural são verticais, podemos assim partir da premissa que o individuo não consegue ser imparcial nas suas relações de trabalho pois ele sempre tenderá levar em conta a pessoas com que se fala.

Um comentário:

  1. Interessante a iniciativa. É dificil encointrar blogs que tratem de assuntos que levam conhecimento para as pessoas.

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