quarta-feira, 24 de junho de 2009

A criatividade deve sempre estar presente na publicidade?

O que você pensa a respeito?
A mensagem publicitária deve ser clara e objetiva. Ninguém quer raciocinar muito quando vê uma propaganda na TV. Para ter o efeito desejado a comunicação deve ser decodificada corretamente pelo receptor. Primeiramente devemos entender isso
Propaganda criativa é aquela que transmite de forma inovadora ou não-convencional as informações sobre o produto ou serviço ofertado. Mas nem sempre é possível fazer um comercial super genial, com aquela grande “sacada”. Muitas vezes o produto não permite isso.
Por exemplo: As marcas que vendem a idéia do preço baixo. Nesse sentido o comercial tende a ser mais tradicional. É caso das casas Bahia. O comercial não é criativo. Ele é apenas correto. Mas funciona, ou seja, vende muito. E é isso que importa. O cliente sempre quer ter lucro certo? Não interessa como você vai atingir seu público-alvo desde que você consiga atingir. No entanto, não estou dizendo que a mensagem publicitária pode ser construída de qualquer forma, mas sim que nem sempre o comercial dito “genial”, com mensagem subliminar, repleto de atributos intangíveis é o ideal.

2 comentários:

  1. Cara, concordo. Muitas vezes vejo comerciais que forçam a barra. Tentam ser criativos ou engraçados mas não conseguem

    ResponderExcluir
  2. Olha, gostei muito do seu blog. Como pretendo fazer faculdade de publicidade, achei muito bacana sua explicação em geral do que é a publicidade.

    Mais então, como o rapaz acima disse, diversas propagandas tentam ser engraçadas, e não passam de bobeiras.
    Acho que anda faltando muita criatividade em certos publicitários...
    é isso
    Parabéns pelo blog

    http://dvdvirgem.com

    ResponderExcluir