terça-feira, 30 de junho de 2009



Assista ao vídeo e depois leia o comentário abaixo.



Ficou claro que esse vídeo não é uma publicidade de nenhum produto ou serviço, mas achei muito interessante pelo aspecto criativo. Muitas marcas optam pela irreverência nas peças publicitárias. É uma forma de ganhar notoriedade; ser lembrado na mente das pessoas. Você já parou pra pensar em quantas publicidades você vê ao longo do seu dia? Pois é ! O sonho de qualquer anunciante é ser lembrado pelos consumidores e/ou público-alvo. Mas como conseguir isso ? Quando você vê um vídeo engraçado você tende a comentar com um amigo ou conhecido. Você faz isso porque já está acostumado a ver propagandas que não são tão originais; criativas. Muitas vezes apenas informam e não seduzem o consumidor
e quando você observa uma publicidade que “foge” do padrão você automaticamente criará uma “lembrança da marca”.
Voltando ao vídeo aqui publicado: ele não é apenas informativo. Tem graça dizer que um homem está com TPM ? Depende da forma como você diz isto. O texto, no final, se tornou apenas um complemento. É aquela velha história de que uma imagem vale mais do que mil palavras. Ao invés de dizer que o sabonete A ou B deixa sua pele macia, mostre os efeitos do mesmo na pele. Crie uma situação inusitada. Você lembra de um comercial da seda? Olha a foto acima. Viu? Pois é. Basicamente o comercial diz que seu cabelo vai ficar macio e sedoso. A questão aqui não é a mensagem que está implícita e sim como ela foi passada. A irreverência quando bem usada pode se tornar um grande sucesso!

5 comentários:

  1. Se eu fosse, ainda, aluno do professor Francisco Araújo, de Semiótica (bons tempos da Faap/SP em 1988), a gente buscaria uns 200 símbolos que seduziriam qualquer mulher neste planeta: a leoa, metáfora da mulher brava, brigadora, lutadora, que mostra os dentes para as adversidades. A guerreira. No contraponto, sua vaidade. Mulher, mesmo mostrando os dentes, quer ser feminina, quer ser delicada, quer se sentir bem cuidada, vaidosa.
    Criatividade e simplicidade buscando elementos que são pertinentes a qualquer mulher, não importa qual local, qual classe social, qual idade.
    Mesmo que onde ela more não tenha tal produto, ela não tem idade para isso, nem grana para comprá-lo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo completamente. Tem coisa mais babaca que esses comerciais "Tomei Doril a dor sumiu", aí o outro panaca começa a rir...
    Tem de se sair do comum, mas com criatividade, sempre.
    E podem dizer "Mas o povo não entende". O povo não é burro. Criatividade serve para todas as classesm e minha mente agradece!

    abç/ belíssimo post
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  3. Olá Euzer e Pobre esponja. Obrigado por comentar no blog "A visão do publicitário".
    Euzer, concordo com você, em relação a publicidade da seda, que muitas vezes a mulher, dependendo de sua classe social, não tem grana pra comprar o produto. No entanto toda ação publicitária é focada num público específico. Não tem como atingir a todas as pessoas. Uma propaganda de um novo carro de luxo, por exemplo, é na maioria das vezes veiculado a nível nacional certo? e portanto todas as pessoas tem acesso, mas sabemos que apenas uma parcela muito reduzida da sociedade tem poder de compra. A publicidade é para todos mas nem todos se identificam com o produto ou tem poder de compra. o que se faz nesse caso é escolher o melhor horário pra divulgar o comercial. Exemplo: uma propaganda de brinquedos! você faria a inserção do comercial no intervalo do desenho animado ou no intervalo do programa "caldeirão do huck" ? é mais lógico inserir o comercial no intervalo do desenho afinal é nesse horário que você vai "pegar" seu "pequeno" consumidor (rsrsrsrs) na frente da telinha. Essa é umas das várias formas de se direcionar a mensagem para que seus potenciais consumidores possam ver e ouvir sua mensagem.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo blog cara, ta show

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. passando mais uma vez em seu blog , acredito que já comentei aki , maiis esstamos ae para somar
    abrç


    www.celebritypoke.blogspot.com

    ResponderExcluir